D. Nana e seu filho

Outra história de Amor que conheci...

17/03/2019

Ao longo das últimas semanas, mais de uma pessoa me contou a história de uma mulher incrível, e do seu filho, que conhecemos através do projeto correndo por eles.

Realmente é impressionante a dedicação ao seu filho e sua a história de luta, coragem e superação. Tentarei aqui contar um pouquinho dessa linda história de Amor.

Para preservar a família irei modificar os nomes.


A incrível Dona Nana tinha 46 anos quando descobriu uma traição do seu marido. Dessa dor e decepção ganhou de presente uma criança com 6 dias de vida, enroladinho em um pano.

A mãe biológica da criança que na altura alegava ser filho do marido da D.Nana não queria essa criança e o abandonou.

A D. Nana diz que quando recebeu em seus braços aquele bebê pequeno e indefeso, prometeu que seria sua mãe para sempre e que daria uma família e amigos ao pequeno Rafael. E assim o faz até hoje, 11 anos depois.

Nos primeiros meses de vida, não imaginava que o Rafael teria tantos problemas de saúde, com limitações motoras e neurológicas. Ao longo dos meses seguintes e após convulsões e internações alguns exames médicos mostraram aquilo que a D. Nana, como uma verdadeira mãe foi sentindo, algo de errado tinha com a saúde do Rafael.

Mas nada a impediu de correr atrás e procurar sempre tudo para o bem e a saúde do guerreiro Rafael.

A D. Nana descreve como carrega o Rafael no colo, de um terceiro andar (ela tem 60 anos hoje e o marido 63), quando precisa socorrer em alguma convulsão ou algum outro mal-estar. Em um dos seus áudios descreve o desespero que é ver o seu filho desmaiado de uma convulsão e entubado em cama de hospital. Quem já passou por isso, como eu, sabe bem a dor que é cada momento assim. Que não tem vergonha de pedir socorro e ajuda aos vizinhos, nesses momentos de maior dificuldade.

Mas a sua fé e amor, permitiram que o Rafael melhorasse e evoluísse a cada dia. Tem já 5 anos que não tem nenhuma crise, segundo confirmou o médico que o acompanha.

Vários médicos disseram palavras duras e difíceis, que nenhuma mãe merece ouvir, mas também teve a sorte de encontrar outros que a auxiliaram e orientaram adequadamente.

Guerreira e lutadora, a D. Nana cuida até hoje do Rafael com todas as suas forças. Apesar de apenas o marido hoje em dia poder trabalhar, ela tudo faz para que nada falte ao Rafael.

Mas é incrível como amor tem intensamente. As suas palavras emocionam cada vez que fala do seu anjo e o seu grande Amor Rafael. Que não precisou ter barriga, para gerar um filho e o amor intensamente.

Uma mulher com fé, que pede a Deus para não a levar antes do tempo, porque o Rafael precisa dela. "Quem cuidará do meu anjo se eu faltar", me diz com muita preocupação.

O que mais a decepciona e deixa frustrada é a falta de apoio, inclusão e cuidados na escola. Relata que o mesmo fica na cadeira por 4 horas, que nem um copo de água oferecem ao filho. Que no recreio, poderiam permitir que brincasse e interagisse com as outras crianças no pátio da escola, mas nada fazem. Então hoje considera que é mais seguro infelizmente o Rafael não ir à escola, com medo que não seja alimentado adequadamente ou que a própria negligência o afete. Ela apena queria que ele pudesse brincar com as restantes crianças e fosse tratado com dignidade. Inclusão e respeito.

Anos depois, tiveram uma notícia que surpreendeu a todos. Um teste de DNA mostrou que afinal o Rafael não era filho do marido da D. Nana. Mas isso não importava. Rafael é filho deles. O Rafael é filho de alma e coração.

Ela usa muito uma expressão que diz:" o meu filho é quem me leva" e que não é ela que leva o Rafael.

Segundo ela, sem o filho onde ela iria numa festa ou até num evento do correndo por eles, por exemplo. O filho a ensina a amar todos os dias. A aceitar e respeitar as diferenças.

A sua rotina é pesada, pega ónibus para levar o filho na sua cadeira, em médicos e terapias.

A tristeza com a falta de inclusão na escola persiste no seu coração.

Acredita que terapias poderiam ajudar e muito o Rafael, mas infelizmente não consegue.

A sua casa, continua em construção, porque com a chegada do Rafael não teve como continuar essa obra.

Mas ela não reclama. Pelo contrário, agradece o anjo que Deus lhe deu.

Em primeiro lugar, tudo, para o seu filho Rafael.

A Gratidão, Amor e Sabedoria no seu coração é uma verdadeira lição de vida para todos nós.

Obrigada D. Nana por nos inspirar todos os dias a ser uma pessoa melhor e que a vida possa lhe trazer tudo o que merece e precisa para o seu anjo.